segunda-feira, 27 de maio de 2013

Pouca Profundidade de Campo

A profundidade de campo depende da abertura do diafragma (ou íris, para as câmeras de vídeo) e da proximidade que se está do objeto a ser fotografado ou filmado. O diafragma é um mecanismo da objetiva, composto por várias lâminas justapostas, e que regula a intensidade de luz que entra na câmera. Conforme é feita esta regulagem na intensidade de luz, ela afeta a nitidez entre os planos, ou seja, a profundidade de campo. A abertura do diafragma pode variar entre fechado e aberto, dependendo somente da objetiva utilizada para determinar os valores. Outro fator que afeta a profundidade de campo é a distancia focal da objetiva a ser utilizada. Quanto maior a distancia focal, maior será a área desfocada, e vice versa. Por esse motivo é impossível conseguir grandes áreas desfocadas com objetivas grande angulares.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Profundidade_de_campo

Muita Profundidade de Campo

A profundidade de campo depende da abertura do diafragma (ou íris, para as câmeras de vídeo) e da proximidade que se está do objeto a ser fotografado ou filmado. O diafragma é um mecanismo da objetiva, composto por várias lâminas justapostas, e que regula a intensidade de luz que entra na câmera. Conforme é feita esta regulagem na intensidade de luz, ela afeta a nitidez entre os planos, ou seja, a profundidade de campo. A abertura do diafragma pode variar entre fechado e aberto, dependendo somente da objetiva utilizada para determinar os valores. Outro fator que afeta a profundidade de campo é a distancia focal da objetiva a ser utilizada. Quanto maior a distancia focal, maior será a área desfocada, e vice versa. Por esse motivo é impossível conseguir grandes áreas desfocadas com objetivas grande angulares.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Profundidade_de_campo

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Percepção visual da Gestalt

Percepção visual da Gestalt - A psicologia da Gestalt foi fundada na Áustria e na Alemanha no início do século XX. Esta teoria defende que o todo é maior do que a soma das suas partes e que , neste sentido, ao observar uma imagem com uma cena completa, o cérebro percorre as principais partes para compreender a imagem na totalidade. 

1- Lei da Proximidade - os elementos visuais agrupam-se na mente de acordo com a distância entre si;














2- Lei da Semelhança - os elementos que se assemelham, pela sua forma ou conteúdo, tendem a ser agrupados;

 3- Lei do encerramento - os elementos próximos entre si tendem a formar uma linha de contorno fechada;


4- Lei da Simplicidade - a mente procura sempre soluções visuais simples, linhas e formas minimais, assim como a simetria e o equilíbrio;


5- Lei do Destino Comum - os elementos agrupados parecem mover-se em conjunto e comportam-se como um todo.


6- Lei da boa continuação - a perceção visual tende a continuar as linhas e as formas para além das suas extremidades;







7- Lei da segregação - para ser melhor percebida a figura deve destacar-se do fundo.




Freeman, Michael. The Photographer´s eye:
Compisition and fesign for better 
Digital Photos. Waltham,
Massachusetss: Focal Press, 2007

Contraste


Contraste - Segundo a teoria do professor da Bauhaus Johannes Itten os contrastes são a base para a composição de qualquer imagem.

Enquadramento do enquadramento


Enquadramento do enquadramento - Este tipo de enquadramento aumenta a sensação de imersão na imagem, fundamentalmente se tiverem a mesma configuração, e transmite a ideia de organização dos seus elementos.

Localização


Localização - Sempre que existe espaço à volta do elemento fotografado é importante controlar conscientemente a sua localização. O posicionamento no centro poderá ser o mais óbvio, mas se for usado recorrentemente torna-se, também, mais aborrecido. Neste sentido, quanto mais pequeno for o elemento fotografado, mais importante é a escolha da sua localização. Para escolher o melhor enquadramento descentrado convém jogar com os vectores e espaços existentes.

Preenchimento

Preenchimento - Ocupação total do enquadramento com o elemento fotografado de modo a apresentá-lo com maior detalhe e simultaneamente mostrar algum espaço envolvente.

Edição


Edição - Esta técnica desenvolveu-se ainda durante o período da fotografia a preto e branco. Na edição digital (informática) da fotografia é usual reenquadrar e cortar a imagem. Trata-se de um método de otimização da imagem no que diz respeito ao enquadramento dos seus elementos, embora se reduza o tamanho relativamente à sua captura.

Panorâmica


Panorâmica - O formato panorâmico (imagens horizontais bastante mais largas do que altas) é utilizado para conseguir maior resolução de imagem. Este tipo de fotografias consegue-se através da montagem de várias imagens fotografadas. A panorâmica é geralmente utilizada para captar paisagens.

Quadrado


Quadrado - O formato quadrangular é fixo relativamente ao formato rectangular vertical ou horizontal. De modo geral é o formato mais difícil de trabalhar. Neste formato a geometria e a simetria dos lados são aspetos fortes. As texturas e os padrões enquadram-se bem neste formato.

Enquadramento vertical


Enquadramento vertical - Há uma certa resistência da visão relativamente ao enquadramento vertical, embora em certos casos de paginação possa ser o formato indicado. No caso da imagem vertical, a generalidade das pessoas tende a focar a zona abaixo do centro. Neste tipo de enquadramento a visão sujeita-se à lei da gravidade, ao fazer uma leitura vertical da imagem, a visão repousa  na parte mais baixa, que representa a base. As imagens que melhor se enquadram neste formato são a figura humana em pé, edifícios altos, árvores, plantas, garrafas, portas, arcos, etc.

Enquadramento horizontal


Enquadramento horizontal - O ponto de vista natural da visão humana é aproximadamente na forma de uma oval horizontal. Neste sentido, o enquadramento horizontal da imagem fotográfica é uma aproximação razoável. Os cantos da fotografia são observados através da visão periférica.
O formato do enquadramento do visor (e LCD) tem uma enorme influência sobre a forma como a imagem surge. Apesar da facilidade de cortá-la mais tarde, existe uma tendência forte, no momento do disparo, para compor até às extremidades do quadro.

RYB

RYB (Red, Yellow, Blue = Vermelho, Amarelo, Azul) é um modelo histórico de síntese subtrativa de cor, estabelecido por Leonardo da Vinci em sua teoria das cores. Atualmente, sabe-se que este modelo é cientificamente incorreto, mas ainda assim é bastante utilizado em artes plásticas. Neste modelo, as cores primárias são o azul, o amarelo e o vermelho, com as respectivas complementares secundárias laranja, púrpura e verde. Atualmente, contudo, considera-se o CMYK como o melhor modelo subtrativo, capaz de representar todas as cores perceptíveis pelo olho humano. O RYB historicamente era usado no lugar do CMYK porque eram muito raros os pigmentos naturais de cor ciano e magenta, daí serem substituídos, respectivamente, pelo azul e pelo vermelho.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Ryb

RGB

RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional. Em contraposição, impressoras utilizam o modelo CMYK de cores subtrativas.


http://pt.wikipedia.org/wiki/RGB
Laboratórios utilizados para fins científicos de pesquisa assumir muitas formas, devido às diferentes exigências de especialistas nas diversas áreas da ciência. A física de laboratório poderá conter um acelerador de partículas ou de vácuo câmara, enquanto a metalurgia laboratório poderia ter um aparelho para fundição ou refino de metais ou para testar a sua força . Um químico ou biólogo pode usar um laboratório úmido , enquanto que um psicólogo de laboratório pode ser uma sala com espelhos unidirecionais e câmeras escondidas para observar o comportamento. Em alguns laboratórios, tais como aqueles usados ​​por cientistas da computação , computadores(às vezes supercomputadores ) são usados ​​tanto para simulações ou a análise de dados coletados em outro lugar. Os cientistas de outras áreas vai usar ainda outros tipos de laboratórios.


http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Laboratory&prev=/search%3Fq%3DLab%26biw%3D1280%26bih%3D899

HSV e HSB


HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes hue (matiz), saturation (saturação) e value (valor). O HSV também é conhecido como HSB (hue, saturation e brightness — matiz, saturação e brilho, respectivamente). Esse sistema de cores define o espaço de cor conforme descrito abaixo, utilizando seus três parâmetros:
Matiz (tonalidade): Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até o violeta, mais o magenta. Atinge valores de 0 a 360, mas para algumas aplicações, esse valor é normalizado de 0 a 100%.
Saturação: Também chamado de "pureza". Quanto menor esse valor, mais com tom de cinza aparecerá a imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem. Atinge valores de 0 a 100%.
Valor (brilho): Define o brilho da cor. Atinge valores de 0 a 100%.



http://pt.wikipedia.org/wiki/HSV

HLS





HLS é um sistema de cores derivado dos conceitos definidos por Albert Munsell na primeira década do século XX.

É usado na área de agronomia e pedologia. Utiliza os conceitos de matiz (hue), pureza de cor e luminosidade (L). O Sistema presta uma descrição muito precisa da cor, dando suporte à comunicação de cor.




https://pt.wikipedia.org/wiki/HLS

Grayscale


Na fotografia e computação , a escala de cinza ou greyscale imagem digital é uma imagem na qual o valor de cada pixel é uma única amostra , ou seja, ele carrega apenas a intensidade da informação. Imagens deste tipo, também conhecido como preto-e-branco , são compostas exclusivamente de tons de cinza , variando do preto com a intensidade mais fraca de branco na mais forte.

Em tons de cinza são diferentes de um bit imagens em preto-e-branco bi-tonais, que, no contexto de imagens de computador são imagens com apenas as duas cores , preto e branco (também chamado de dois níveis ou imagens binárias ). Em tons de cinza tem muitos tons de cinza entre os dois. Em tons de cinza também são chamados monocromática , denotando a presença de apenas uma (mono) cor (cromo).



http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Grayscale&prev=/search%3Fq%3Dgrayscale%26biw%3D1280%26bih%3D856

CMYK


CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto(Black).

O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida.

http://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK

Cor luz




A luz incidente sobre os elementos físicos e químicos cria o espectáculo das cores por efeito de absorção, dispersão, reflexão e refracção Ao mostrar as cores do espectro solar, saídas de um prisma, para então atravessarem um segundo prisma invertido, que recompunha a luz branca original, Isaac Newton comprovava que as cores são propriedade da luz e não dos corpos refractor Era a validação da antiga afirmação de Da Vinci: “A luz branca não é uma cor, senão o resultado de outras cores”.

A partir do arco-íris de Newton, que compõe a luz branca, o cientista Thomas Young definiu as três cores básicas da síntese aditiva: vermelho, verde e azul. Essas três cores-luz primárias, somadas, produzem o branco. O nosso olho vê por síntese aditiva; na área iluminada por duas radiações, o vermelho e o verde, o olho verá uma radiação, uma só cor, o amarelo.

www.ideiavisual.com/www2/?page_id=399

Pigmento de Cor

A cor-pigmento: é a cor observada no reflexo da luz em algum objecto Diferentes materiais reflectem apenas determinadas faixas do espectar visível, decompondo a luz natural branca resultando na cor observada especificamente. A tinta é a substância na qual pigmentos são concentrados e usados para imitar o fenómeno da cor-luz. O pigmento surge extraído da natureza, em materiais de origem vegetal, animal ou mineral.


www.ideiavisual.com/www2/?page_id=399‎Coir

Sintese Subtrativa

A síntese subtrativa: é um processo usado em sintetizadores de som. Ela consiste basicamente em moldar os harmônicos de uma onda gerada por um oscilador.

A onda gerada pelo oscilador passa por uma sequência de filtros e depois é amplificada. Na qual a mistura de cores (pigmentos/tintas) leva-nos a cores cada vez menos luminosas, tendencialmente em direcção à cor preta.

Síntese Subtractiva Cores Primárias(= cores puras, ou seja, cores que não se conseguem com a mistura de outras cores) As 3 cores primárias da mistura aditiva são:Amarelo;Magenta;Azul Ciano.


pt.wikipedia.org/wiki/Síntese_subtrativa‎

Sintese Aditiva


Síntese Aditiva: é a soma de duas cores, obtendo assim uma outra cor mais luminosa. Se adicionarmos as cores todas, obtemos o branco.Assim, sempre que juntamos cores, estamos a adicionar luz.

Síntese Aditiva Cores Primárias (= cores puras, ou seja, cores que não se conseguem com a mistura de outras cores) As 3 cores primárias da mistura aditiva são:Vermelho;Verde;Azul.


www.slideshare.net/Shinha/a-cor-snteses-aditiva-e-subtractiva

Cor


A cor é uma percepção visual  provocada pela acção de um feixe de fotons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.

pt.wikipedia.org/wiki/Cor‎

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Imagem com 100px


Imagem com 100px


Imagem com 1000 px


Resolução de Imagem Digital

Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrônicos. Há dois tipos fundamentais de imagem digital. Uma é do tipo rastreio (raster) e outra do tipo vectorial. Uma imagem digital do tipo raster, oubitmap, ou ainda matricial, é aquela que em algum momento apresenta uma correspondência bit-a-bit entre os pontos da imagem raster e os pontos da imagem reproduzida na tela de um monitor. A imagem vetorial não é reproduzida necessariamente por aproximação de pontos, antes era destinada a ser reproduzida por plotters de traçagem que reproduziam a imagem por deslocamento de canetas-tinteiro.

League of Legends


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League os Legends


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League of Legends

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quinta-feira, 9 de maio de 2013

Imagem Raster

Imagens raster (ou bitmap, que significa mapa de bits em inglês) são imagens que contêm a descrição de cada pixel, em oposição aos gráficos vectoriais.







Imagem Vectorial


Em computação gráfica, imagem vectorial é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, diferente das imagens chamadas mapa de bits, que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores. Uma imagem vectorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígono  texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vectores matemáticos para sua descrição. Em um trecho de desenho sólido, de uma cor apenas, um programa vectorial diagrama-do pelo problema apenas repete o padrão, não tendo que armazenar dados para cada pixel.



Pixel


Um pixel (pixel) é geralmente considerado como o menor componente de uma imagem digital. A definição de pixel é altamente dependente do contexto a qual a palavra está inserida. Por exemplo, pode ser "pixéis imprimíveis" de uma folha ou página, pixeis transportados por sinais eletrônicos, representado por valores digitais, pixeis em dispositivos de exibição como monitores ou pixeis presentes nos elementos fotos sensores de uma câmara digital.



Imagem Digital

Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrônicos.

Referência:
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem_digital